Reflection — Último Mini Challenge do Ano

Gustavo Tatarem
2 min readNov 30, 2021

Fechamos o ano com chave de ouro! O último mini challenge de 2021 (e espero que o último remoto) foi um dos projetos que mais gostei de participar.

Começando pelo tema "através da câmera", desde o início sabia que tinha o potencial para ser algo muito legal e que nos divertiríamos muito fazendo, pois apesar de colocar a câmera como um direcionamento, abre muitas portas para a criatividade fluir, e foi exatamente o que fizemos.

"Fora da caixa" pra mim é a frase que mais representa o nosso processo durante todo o challenge, desde o primeiro brainstorming levantamos temas que geralmente não são de relação direta quando se pensa em câmera, justamente porque não queríamos fazer algo clichê, e assim surgiu a ideia de explorar o vasto e ainda desconhecido por muitos mundo das NFTs, algo que batia completamente com a ideia inicial do challenge, se temos algo que é 100% digital, talvez pudéssemos dar vida através da câmera.

Aprendizado foi uma chave muito importante do projeto, desde o tema até as tecnologias usadas como AR, MapKit e afins, praticamente tudo era uma novidade para todos, então estávamos sempre compartilhando novos conhecimentos e aprendendo juntos para que não só as coisas fizessem sentido, mas também para que todos estivessem sempre alinhados e animados com o projeto, afinal só assim conseguiríamos chegar no resultado que chegamos.

Passamos bastante tempo discutindo a solução e pesquisando sobre o que fazia ou não sentido estar no app e isso fez muito bem, sinto que conseguimos fechar um escopo ótimo para o MVP e, apesar de não termos conseguido publicar no TestFlight a tempo, conseguimos cumprir bem o que planejamos e e ficamos todos muito satisfeitos com o resultado.

Todos da equipe trabalharam muito bem durante o challenge inteiro, estávamos sempre conversando e nos ajudando para fazer o projeto acontecer, gostei muito de ver todos (até mesmo os que não entendiam nada do assunto no começo) se engajando com a ideia conforme o tempo foi passando e no final estávamos todos trabalhando muito bem juntos.

Estou bem satisfeito com o papel que cumpri na equipe, aprendi bastante durante essas últimas semanas, porém no final senti que, principalmente para o ano que vem, preciso mudar um pouco. Dentro das últimas reflections falei muito sobre querer explorar mais a parte de design e front-end, porém mais uma vez acabei indo pelo fluxo do projeto e pela terceira vez trabalhei apenas com a parte de conexão com backend. Sinto que ainda tenho muito a aprender sobre o assunto, me familiarizar mais com persistência de dados, modelos de arquitetura e afins, porém olhando por outro ponto de vista ainda não tive nenhuma experiência significativa com interfaces tanto em SwiftUI quanto em ViewCode nos Mini Challenges, e isso é algo que quero com certeza explorar no ano que vem.

--

--